O Trilhas Potiguares foi criado, na UFRN, em 1996, tendo como principal objetivo propor novas formas de aplicação de conhecimento, buscando a construção solidária do saber.
O Programa envolve o intercâmbio de conhecimentos entre universitários e os municípios do estado. As atividades são desenvolvidas no município ao longo de uma semana, quando são realizadas ações educativas definidas a partir da realidade local, previamente analisada em viagem precursora realizada pela coordenação. Após a conclusão dos trabalhos de campo, a continuidade dos projetos executados ocorre por meio de acompanhamento à distância e posterior retorno ao município, para o desenvolvimento de outras ações.
Essa troca de conhecimento entre universitários e comunidades contribuiu para o fortalecimento da responsabilidade social dos estudantes e procura transformar o cotidiano da população. Os alunos desenvolvem uma valiosa experiência de vida e uma visão mais apurada da realidade brasileira, ao mesmo tempo em que buscam, com a comunidade, soluções locais para os problemas encontrados, contribuindo assim para o seu desenvolvimento sustentável.
FONTE - INTERNET